Centro de Saúde Câmpus Samambaia

cs capa

O que é o Centro de Saúde?

O Centro de Saúde Campus Samambaia realiza atendimentos de prevenção, promoção e atendimentos ambulatoriais.  A unidade também desenvolve ações de controle social por meio do Conselho Local de Saúde do Centro de Saúde Campus Samambaia.

Inaugurado em 2013, o Centro de Saúde Campus Samambaia tem como finalidade prestar assistência à comunidade interna (discentes e servidores: docentes, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados) e externa à UFG (moradores de Goiânia). Assim, como outras unidades de saúde pública, o Centro de Saúde Campus Samambaia é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele é mantido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Neste convênio, a Prefeitura de Goiânia é responsável pela equipe de trabalhadores: enfermeiros(a), médicos(a), técnicos(a) de enfermagem, administrativo(a) e serviços de higiene e limpeza. Por sua vez, nesta parceria, a UFG cede o espaço físico e equipamentos. O espaço físico é composto por três consultórios para atendimento médico e de enfermagem, uma sala de acolhimento; sala para procedimentos, recepção e sala da coordenação. Ainda existem dois consultórios de odontologia que são geridos pela UFG.

O Conselho Local de Saúde do Centro de Saúde Campus Samambaia é uma instância colegiada, autônoma, deliberativa de caráter permanente, atua na gestão e controle das ações e serviços e da melhoria da assistência à saúde. Ele atua em prol da defesa do SUS, do direito à saúde e da melhoria da assistência prestada nesta unidade. A interação e a participação da comunidade é um direito garantido na legislação do SUS e essencial para a melhoria do atendimento e prestação de contas. As reuniões ordinárias do Conselho Local de Saúde ocorrem mensalmente nas últimas sextas-feiras do mês, das 09:00h às 11:00h, na próprio Centro de Saúde e são abertas a comunidade em geral.

SAIBA MAIS!

Serviços que são prestados no Centro de Saúde Campus Samambaia:

- Promoção da saúde e prevenção de doenças: programa de combate ao tabagismo, grupo de hipertensos e diabéticos, prevenção ginecológica (Papanicolau) e câncer de mama, pré-natal, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B), distribuição de preservativos;

- Atendimento médico generalista: consulta médica;

- Atendimento de enfermagem: consulta de enfermagem, curativos, coleta de prevenção ginecológica, entre outros;

- Assistência odontológica: Serviço Odontológico PRAE/UFG  (para estudantes de baixa renda da UFG).

Membros do Conselho (2023-2025)

Diretoria:

- Presidente: Pedro Batista da Silva: segmento usuário, trabalhador UFG

- Vice-presidente: Luciana Alves de Oliveira, segmento usuário, trabalhadora UFG

- 1ª Secretária: Lysia Cristina Alves Brito Rezende Alla, segmento trabalhador, trabalhadora Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

- 2ª secretária: Thais Gomes Moreira, segmento trabalhador, trabalhadora Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Membros conselheiras(os)

- Alenice Maria dos Santos (titular)

- Aristeia Rodrigues Vieira Malaco (titular)

- Camila Carvalho do Carmo (suplente)

- Celina Gomes Borges (suplente)

- Gerlaine Pereira Lino Barbosa (titular)

- Gilma Moreira de Sousa (membro nato, diretora do Centro de Saúde Campus Samambaia)

- Manoel Henrique Ribeiro dos Santos (titular)

- Maria de Lourdes Sousa de Oliveira (suplente)

- Silvana Toscano de Medeiros (suplente)

Horário de funcionamento e agendamento

Segunda a sexta, das 07:00h  às 19:00h

O agendamento para atendimento nesta unidade pode ser feito pelo telefone 0800 646 1560 e aplicativo Saúde Fácil.

Localização

O Centro de Saúde Campus Samambaia está instalado nas imediações da Faculdade de Educação Física da UFG (FEF/UFG)  Clique aqui para ver no Google Maps

Av. Pau Brasil - Chácaras Califórnia - Campus Samambaia

Telefone: 62 3521-1868